Profa. Dra. Ita Pfeferman Heilberg

Rua Botucatu, 740
Vila Clementino - São Paulo
04023900, SP - Brasil
Fone: 11 5576-4848 ramal 2465 (UNIFESP)

Principais áreas de interesse:

1- Litíase Renal Clínica;
2- Litíase Renal Experimental;
3- Metabolismo Ósseo Mineral;
4- Nutrição em Litíase;
5- Infecção Urinária;
6- Rins Policísticos.

1993– 1996: Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo.

1989– 1993: Doutorado em Nefrologia.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP.
Título: Hipercalciúria idiopatica, ingestão de cálcio e doença óssea em pacientes litiásicos.
Orientador: Nestor Schor

1985– 1988: Mestrado em Nefrologia.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP.
Título: Perfil metabólico de urolitíase em pacientes com insuficiência renal crônica moderada.
Orientador: Nestor Schor

1976– 1981: Graduação em Medicina.
Faculdade de Medicina de Santo Amaro, OSEC.

Linhas de Pesquisa

Litíase Renal Clínica
Contamos com um ambulatório especializado em Litíase Renal onde desenvolvemos pesquisas envolvendo avaliação de distúrbios metabólicos, avaliação radiológica, investigação de fatores nutricionais envolvidos na litogênese, comprometimento ósseo em indivíduos com hipercalciúria, fatores genéticos ligados aos distúrbios metabólicos, nefrocalcinose, hiperparatireoidismo primário e tubulopatias, em especial a acidose tubular renal.

Nutrição em Litíase Renal
Contamos com uma equipe de nutricionistas desenvolvendo trabalhos envolvendo inquérito alimentar, recomendações dietéticas, avaliação de nutrientes relacionados à litogênese, determinação de composição corporal através de bioimpedência elétrica, probióticos na litogênese etc.

Polimorfismos Genéticos
Estamos equipados com laboratório de biologia molecular para avaliação de polimorfismos genéticos, investigação de mutações relacionadas aos diversos distúrbios metabólicos envolvidos na litíase, nefrocalcinose e acidose tubular renal.

Doença Óssea em Litíase Renal
Esta é uma linha voltada para investigação do acometimento ósseo em pacientes com hipercalciúria. Estamos capacitados para realizar estudos envolvendo densitometria óssea, histomorfometria e também imunohistoquímica (colaboração com outros serviços).

Rins Policísticos
Contamos com ambulatório especializado em doença renal policística autossômica dominante, com investigação dos pacientes e seus familiares tanto em nível clínico quanto laboratorial, e futuramente também com investigação molecular.

Litíase Experimental
Desenvolvemos modelos de litíase experimental e hiperoxalúria e pesquisamos o efeito de fatores dietéticos e uso de probióticos.

Infecção Urinária
Contamos com ambulatório de infecção urinária (ITU) para desenvolvimento de protocolos de tratamento e profilaxia de ITU recorrente.