brasao_so_epm.png Escola Paulista de Medicina
Programa de Pós-Graduação em Nefrologia - Disciplina de Nefrologia
ptenes

Prof. Dr. Nestor Schor 

n schor.jpg

Professor Titular

Rua Botucatu, 740
Vila Clementino - São Paulo
04023900, SP - Brasil
Fone: 11 5576-4848 Ramal: 2477 (UNIFESP)
Fone: 11 5071-5081 (Consultório)

E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 Currículo Lattes


Formação

1993 – 1993: Visiting Full-Professor of Cell Biology. 
Cornell University, Ithaca, Estados Unidos

1978 – 1980: Pós-Doutorado. 
Peter Bent Brigham Hospital And Harvard Medical School, Estados Unidos

1989: Livre Docência. 
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP.

1975 – 1977: Doutorado em Nefrologia.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP.
Título: Contribuição para o estudo da ação intrarenal da noradrenalina e da adrenalina em ratos.
Orientador: Sérgio Reynaldo Stella

1967 – 1972: Graduação em Medicina. 
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP.


Linhas de Pesquisa

Fisiologia e Fisiopatologia Renal: 
Neste setor temos desenvolvido várias áreas de pesquisa, incluindo insuficiência renal aguda, nefrotoxicidade, insuficiência renal crônica e progressão da doença renal, hormônios, Síndrome Hepato-Renal, Gravidez, exercício e função renal, fatores reológicos, radiação e rim, diabetes e rim, hipertensão, etc. Estas áreas de estudo em nível experimental utilizam as metodologias clássicas de estudo metabólico, função renal global por clearances e função renal por néfron, especificamente hemodinâmica glomerular e microcirculação renal com o emprego de micropunção.

Biologia Celular e Molecular:
Este setor recente e explosivo tem sofrido impacto importante de novas metodologias incorporadas neste laboratório bem como com o retorno do exterior de pesquisadores que foram treinados especificamente nestas áreas. Atualmente estamos estudando a biologia da célula mesangial em vários projetos como diabetes, hipertensão arterial, nefrotoxicidade, hormônios, formação de matriz, necrose e apoptose, etc. Em nível de biologia molecular, estamos iniciando estudos de avaliação do controle hormonal intracelular, de canais iônicos e insuficiência renal aguda.

Litíase renal e infecção urinária: 
Nesta área temos atividade em nível clínico (ambulatórios específicos de litíase renal e infecção urinária) onde desenvolvemos estudos epidemiológicos e metabólicos para diagnóstico fisiopatológico da litíase, avaliação de fatores inibidores, ósseos, dietéticos, produtos naturais, etc. Associado aos trabalhos clínicos, desenvolvemos estudos em infecção urinária e litíase experimental em ratos, com avaliação dos fatores fisiopatológicos envolvidos na litogênese, empregando modelo de implantação de corpo estranho de oxalato de cálcio. Em nível celular e molecular, desenvolvemos modelo de litíase experimental em células tubulares (LLC-PK e MDCK), com incorporação de cristais de oxalato de cálcio in vitro. Estudamos os mecanismos de adesão, endocitose, tráfego intracelular, proliferação e formação de matriz induzidos por este modelo.

 

 

Rua Botucatu, 591 - 15º andar - Vila Clementino -  São Paulo/SP - CEP 04023-062

(11) 5904-1699 - e-mail: nefrologia@nefro.epm.br

Please publish modules in offcanvas position.