Prof. Dr. Ricardo de Castro Cintra Sesso

Rua Botucatu, 740
Vila Clementino - São Paulo
04023900, SP - Brasil
Fone: 11 5904-1683 (UNIFESP)

1991 – 1985: Pós-Doutorado.
Johns Hopkins University, JHU, Estados Unidos

1984 – 1985: Pós-Doutorado.
University of Pennsylvania, Estados Unidos

1984 – 1984: Doutorado em Nefrologia.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP.
Título: Detecção de fator reumatóide - IgG no soro de pacientes com glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica e sua relação com imunecomplexos circulantes.
Orientador: Aparecido Bernardo Pereira

1981 – 1983: Mestrado em Nefrologia.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP.
Título: Detecção de imunecomplexos circulantes em pacientes com glomerulonefrite difusa aguda pós estreptocócica.
Orientador: Aparecido Bernardo Pereira

1973– 1978: Graduação em Medicina.
Universidade Federal de São Paulo, UNFIESP.

Linhas de Pesquisa

Epidemiologia Clínica
Desenvolve pesquisas na área de epidemiologia clínica relacionada a nefrologia. As áreas de interesse são fatores de risco para morbidade e mortalidade em insuficiência renal crônica (pré-diálise, diálise e transplante). Qualidade de vida de pacientes com doenças renais crônicas. Acesso ao tratamento para insuficiência renal crônica. Atividades junto ao registro nacional de pacientes com doenças renais crônicas. Profilaxia e fatores de risco para infecções bacterianas em pacientes em diálise peritoneal e hemodiálise. Glomerulonefrite clínica, incluindo tratamento, evolução a longo prazo e fatores prognósticos da função renal em glomerulonefrites primárias e secundárias. Epidemiologia, fisiopatologia, e intervenções relacionadas a associação entre desnutrição proteico calórica e hipertenção arterial. Medicina baseada em evidências e nefrologia.