Hospital do Rim e Hipertensão

Em meados de 1983 os professores e orientadores da Disciplina de Nefrologia fundaram o Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Nefrologia e Hipertensão - IPEPENHI, transformado agora em Fundação Oswaldo Ramos, entidade jurídica e sem fins lucrativos com a finalidade de prover a sustentabilidade a Disciplina de Nefrologia e seu Programa de Pós-Graduação.
Visava também, como princípio de sua criação, incrementar ainda mais o atendimento nefrológico na área clínica como prevenção de doenças renais e sua progressão, tratamento de pacientes em uremia, Transplante Renal e Hipertensão Arterial.
O impacto social da FOR ultrapassou todas as expectativas iniciais. A capitalização dos recursos gerados mais o reconhecimento pelos órgãos públicos devido à elevada qualidade profissional, proporcionou a construção do Hospital do Rim e Hipertensão (HRH). Este, com vocação pública para o atendimento das faixas sociais menos privilegiadas da nação, tem cumprido mais esta e importante missão: solidariedade, nucleação e visibilidade.
Em termos de solidariedade é nítida sua ação ao manter mais de 80% de sua atenção a casos de elevada complexidade médica para a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Tornou-se o centro hospitalar com o maior número de transplantes renais do mundo, perfazendo quase há uma década entre 500 a 600 transplantes por ano. Chama a atenção à característica de solidariedade pois os pacientes submetidos a transplante no HRH são oriundos de todos os estados da nação, em locais onde não existe rotina de transplante ou então, o que é mais sensitivo, em pacientes de elevado risco clínico e que necessitam de estrutura complexa para seu atendimento. Para estes pacientes oriundos de regiões mais carentes e distantes, foi instituído um centro de assistência social, a Casa do Transplante, oferecendo condições para a realização do tratamento clínico e cirúrgico na FOR.
Ao lado disto, o HRH ofereceu para a população do SUS, 2.750 internações, 470 mil exames laboratoriais e 136 mil atendimentos ambulatoriais, em média por ano, nos últimos três anos.
O resultado deste esforço e competência trouxe visibilidade significante e o seu reconhecimento como Hospital Universitário considerado de utilidade pública em nível municipal, estadual e federal.