brasao_so_epm.png Escola Paulista de Medicina
Programa de Pós-Graduação em Nefrologia - Disciplina de Nefrologia
ptenes

Histórico

A Disciplina de Nefrologia iniciou seu curso de pós-graduação em Mestrado e Doutorado em 1973. Desde então, as atividades de ensino, pesquisa e assistência passaram por um grande desenvolvimento tornando a nefrologia da Unifesp-EPM um centro de referência.

Graças a esta atuação tem atraído alunos oriundos das mais diferentes escolas médicas do país formando Mestres e Doutores que exercem sua atividade didática e de pesquisa não só na Escola Paulista de Medicina como em outras Escolas Médicas do país.

Em meados de 1983 os membros da Disciplina de Nefrologia fundaram o Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Nefrologia e Hipertensão - IPEPENHI transformado agora em Fundação Oswaldo Ramos entidade jurídica e sem fins lucrativos com a finalidade de incrementar ainda mais o atendimento nefrológico na área clínica como Diálise, Transplante Renal e Hipertensão Arterial, assim como subsidiar a pesquisa básica e clínica.

Face a esta atuação no decorrer de quase 5 décadas dedicadas ao ensino de graduação, pós-graduação, e de pesquisa a Disciplina de Nefrologia e a Fundação Oswaldo Ramos tem conquistado lugar de destaque no âmbito da Nefrologia nacional e internacional.

Atualmente a Disciplina de Nefrologia é composta por 12 docentes em regime de 40 horas, sendo dois professores titulares e dez professores adjuntos, dos quais cinco possuem título de Livre Docência. Além disso, compõem nosso quadro de docentes mais dez professores afiliados, título concedido pela Unifesp a profissionais de reconhecida competência, mas que ainda não fazem parte do corpo docente da universidade.

O treinamento clínico é realizado no Hospital São Paulo quer nas enfermarias gerais (interconsultas) como na enfermaria específica da Disciplina de Nefrologia que abrange os setores de Nefrologia clínica, transplante renal, diálise (hemodiálise, diálise peritonial intermitente) e UTI. Além destes estágios com duração inicial de 3 meses o pós-graduando nos dois anos subsequentes frequenta os setores das sub-especialidades como hipertensão arterial, nefrites, nefrolitíase e de renais crônicos. O treinamento no setor de hemodiálise e CAPD é realizado em unidade anexa ao Hospital São Paulo/Disciplina de Nefrologia.

O ensino é realizado em cada um destes setores bem como semanalmente nas reuniões clínicas e visitas a enfermarias.

Após o 1o ano da residência rotatória no Departamento de Medicina o 2o e 3o ano é realizado em regime de tempo integral na Disciplina de Nefrologia. O 2o ano é dedicado especialmente ao treinamento clínico específico acima referido e a partir do 3o ano a pesquisa em um dos setores de sub- especialização de escolha do pós-graduando. Os professores além de orientarem os trabalhos de pesquisa participam das reuniões de revistas e da discussão dos projetos de cada pós- graduando nas reuniões semanais que realizam.

Em cada um dos setores é dado um curso teórico com avaliação através de um exame geralmente do tipo teste de múltipla escolha. Exame de qualificação será exigido dos candidatos a Doutorado bem como para aqueles que estando no curso de Mestrado forem julgados pelo seu orientador capazes ao Doutorado.

De um modo geral é dado aos alunos de pós-graduação um suporte financeiro através de bolsas de estudo fornecidas pelas diferentes agências governamentais ou pela Fundação Oswaldo Ramos.

Além do curso de Pós-Graduação na área Clínica a Disciplina de Nefrologia mantém um Curso de Pós-Graduação em Ciências Básicas na área Nefrológica cujo pré-requisito para o seu ingresso é o candidato ser portador de Diploma Universitário na área de Saúde (Biomédico, Biólogo, Enfermagem, Bioquímica, etc.). Este curso envolve trabalho nos laboratórios de pesquisa em uma das áreas de sub-especialidade e teórico com aulas que envolvem principalmente assuntos de fisiopatogenia renal, biológica molecular, epidemiologia clínica, etc.

As inscrições para os Cursos de Pós-Graduação na área Clínica e na área de Ciências Básicas são realizadas no mês de Novembro; seleção dos candidatos pela Comissão de Pós- Graduação do Curso no mês de Dezembro, e o início das atividades para R2 em fevereiro e dos demais candidatos aprovados no mês de Março.

 

Rua Botucatu, 591 - 15º andar - Vila Clementino -  São Paulo/SP - CEP 04023-062

(11) 5904-1699 - e-mail: nefrologia@nefro.epm.br

menu responsivo